segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Congresso vota fim da meia-entrada nos fins de semana

A proposta, que já passou pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado, muda também os critérios para tirar a carteirinha de estudante.

Boa parte do público dos cinemas no fim de semana tem meia-entrada garantia. Nas filas, muita gente já anda com a carteira de estudante na mão.

Rebeka Barros Soares já é professora de música formada, mas se diz estudante. “Tenho carteira de estudante porque fiz um preparatório para concurso e eles disponibilizaram pra gente. Você pode ser estudante de qualquer coisa, inclusive de cursinho”, ela argumenta.

Cursos de dança, de idiomas ou preparatórios para concursos não poderão mais emitir carteira de estudante se o Congresso aprovar o projeto que restringe a meia-entrada. Pela proposta, só teriam direito os alunos matriculados no ensino regular, da pré-escola à universidade.

Produtores culturais, senadores e alunos concordam que, atualmente, só não tem carteira de estudante quem não quer. A proposta pretende regularizar a emissão da carteira, que passaria a ter um padrão único para todo o país, e deve também restringir bastante os direitos dos alunos.

O projeto acaba com a meia-entrada nos cinemas nos fins de semana e em feriados locais ou nacionais; o ingresso com a metade do preço valeria apenas de segunda a sexta-feira. Nos teatros e shows, a meia-entrada acabaria nos dias mais movimentados, de quinta-feira a sábado; o benefício ficaria mantido apenas para as apresentações de domingo a quarta-feira.

O produtor cultural Gustavo Sá admite que os preços dos ingresso são caros e diz que um dos motivos é o excesso de carteiras de estudante, mas até ele é contra o fim da meia entrada nos fins de semana. “Se houvesse uma cota de ingressos de meia-entrada em todos os espetáculos, de 30% por exemplo, você teria como praticar um preço mais barato”, defende.

Nenhum comentário: